17.11.05

UMA INTERRUPÇÃO POLITICAMENTE CORRECTA E PEDAGOGICAMENTE ASSIM. É este o texto citado no Origem, e retirado da edição de O Globo.

Argentina tem concurso de literatura gay para crianças
Foram anunciados nesta quarta-feira os vencedores do primeiro "1º Concurso de Contos Infantis sobre Diversidade Sexual". Criado na Argentina, o concurso premiou contos que abordassem a homossexualidade de forma acessível a crianças.

Segundo o autor de "Pañuelito celeste", o argentino Leandro Fogliatti, "não há nada de chocante ou agressivo no concurso. Na maioria das vezes são os adultos e não as crianças os responsáveis pelo preconceito". Os contos vencedores podem ser lidos em www.inversa.org/ganadores.php.

A história vencedora foi de Gonzalo Serrano e Nilo Martin, dois meninos madrilenos. Em "Contracorrente", eles contam a história de um jovem que, para se tornar um adulto em sua tribo, precisava buscar uma companheira. Ele deixa o povoado em busca de uma mulher que o interessasse, mas acaba descobrindo em outro jovem seu par. na volta a tribo, ele acaba sendo bem recebido, embora temesse ser expulso.

O segundo colocado "Encantado de Conocerme", da portenha Liza Porcelli Piussi, segue o mesmo caminho, ao relatar a história de um sapinho que duvida do próprio encanto por não encontrar uma rã que o beije e, assim, o transforme em príncipe. No fim, um sapo ancião o coloca em xeque, questionando-o sobre sua sexualidade.

O terceiro colocado foi "Pañuelito celeste", também de uma criança de Buenos Aires, Leandro Fogliatti. Trata do amor entre dois jovens enquanto um deles descobre sua predileção por trajar-se como menina e, assim, acaba salvando a apresentação de fim de ano da escola, ao substituir uma bailarina que teve um piti antes de entrar no palco.

O quarto colocado foi a brasileira Lilian Veiga Vinhas, seguida por representantes de Chile, Venezuela e até Bélgica.