25.4.06

Eisenbahn Pale Ale || Adolescência

Dizia-me alguém que tinha tentado beber várias cervejas que eu recomendei e que não conseguira reconciliar o seu palato com os vários sabores e os vários líquidos. E não descansou enquanto não regressou à sua imperial. É isso que tem de bom a cerveja, confesso: entre uma pilsener e uma weiss, passando pela lambic ou pela porter, das lager às stout com curvas acentuadas nas melhores bitter, o bebedor muda de continente e de papilas. Eu oscilo muito nessa matéria, tanto prefiro uma daquelas fresquíssimas indian pale ale como me perco agitando as nuvens que circulam dentro de uma garrafa de cerveja de trigo. A variedade não me assusta e estou convencido de que é uma vantagem inegável. Depois, cada um escolhe o sabor mais adequado, o peso mais confortável e a ocasião mais a jeito. A Eisenbahn Pale Ale é uma das boas tentativas (tirando as canadianas e americanas) de fazer boa cerveja europeia no Atlântico sul, mais exactamente em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E, a meu ver, representa uma importante contribuição para definir o que é o gosto médio em matéria de cerveja: olhada à luz do sol, tem reflexos de cobre; observada a cru, directamente, o tom palha é acentuado, loirinha do sul, com aquele pique nostálgico. Já na boca, abre os seus braços oferecendo frutas delicadas, fermentações sublimes, flores de bromélia e azália ou hortênsia. Provei-a há dois anos (juntamente com a dunkel, a pilsen, a kölsch e bock) e fiquei-lhe fiel como a poucas coisas. Imagine-se, portanto. Desta vez, nem deixei que sorrisse – bastou recordar-lhe o aroma, volteando no copo alto, ligeira e libidinosa, mas de saltos rasos, adolescentes, e jaquetinha curta, de umbigo passado pelo sol. Estou a falar da cerveja, naturalmente.

+MARCA: Eisenbahn Pale Ale
Origem: Brasil
Álcool: 4,8%
Avaliação: ***